Tipos de shampoo – você está usando o produto certo?

Na hora de escolher o shampoo, a maioria de nós compra o produto daquela marca que já estamos acostumadas, ou então recorremos a algum recomendado pelo cabeleireiro ou por uma amiga. Mas vocês sabem a diferença entre um shampoo e outro? Não, não estou falando de shampoo pra cabelos normais, oleosos ou secos. Estou falando dos quatro tipos básicos de shampoo: Anti-resíduos, Transparente, Translúcido e Leitoso. Nesse post vou mostrar para vocês a função de cada um, como identificá-los e os benefícios que a escolha certa proporciona aos fios.

Shampoo Anti-resíduos – Sua proposta é realmente apenas a limpeza dos fios e do couro cabeludo. Seu pH é alcalino e por conta disso promove a abertura das escamas do cabelo. Cuidado, se usado em excesso pode causar ressecamento. Deve ser usado a cada 15 dias ou antes de algum tratamento capilar (já que ele abre as cutículas dos fios e prepara o cabelo para receber produtos nutritivos). Ah! Se você tem cabelos com progressiva passe longe desse tipo de shampoo, pois ele remove os agentes alisantes dos alisamentos temporários. Os shampoos anti-resíduos fazem parte daqueles de textura transparente.

Shampoo Transparente – É facilmente encontrado e conhecido como shampoo de bebê, alguns tem um pouco de cor, o que na verdade não importa. Esse tipo de shampoo é bastante adstringente mas não é tão agressivo como o anti-resíduo. Para quem tem cabelo oleoso é indicado usar uma vez por semana. E se você tem química no cabelo, não se preocupe, você pode usar também. Não são pra uso diário!

Shampoo Translúcido ou Perolado – Esse é o shampoo mais indicado para o uso diário. Ele limpa o cabelo, mas, não como o transparente ou o anti-resíduos. Geralmente é o produto indicado para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos.

Shampoo Leitoso – É o shampoo de tratamento e hidratação. Sua textura é bem parecida com a do perolado, mas ele é mais denso. Os cabelos secos ou que passaram por químicas são os que melhor se adaptam com o shampoo leitoso. Pode ser de uso diário para quem tem cabelos secos – se você tem cabelos oleosos evite usar shampoo dessa textura.

Tipos de shampoo – imagem do Blog Zakzuk

Minha rotina: Bom, eu tenho cabelo oleoso e não gosto de lavar a cabeça todo dia. Então, eu uso o anti-resíduos uma vez por mês, e sempre passo um shampoo transparente antes de passar meu shampoo de tratamento!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s